Como rastrear um e-mail do Gmail e Outlook até o endereço IP de origem (2021)

Como rastrear um e-mail do Gmail e Outlook até o endereço IP de origem

O e-mail é um dos meios de comunicação mais importantes e utilizados para manter contato atualmente. Essas mensagens que enviamos e recebemos costumam ser usadas em nosso ambiente de trabalho e privado. No momento em que eles nos enviam um email, geralmente olhamos para o remetente. No entanto, o e-mail que recebemos contém muito mais informações sobre o remetente do que pensamos. Se continuarmos a analisar o cabeçalho desse e-mail, podemos obter informações para rastreá-lo de volta à sua fonte. Neste tutorial, veremos como rastrear um e-mail do Gmail e Outlook até o endereço IP de origem.

A primeira coisa que você fará é descobrir os motivos pelos quais podemos estar interessados ​​em rastrear um e-mail. Depois, através de exemplos práticos, veremos como obter todas as informações oferecidas pelo cabeçalho desse e-mail do Gmail e Outlook. Em seguida, veremos as seções mais importantes desse título e aprenderemos como interpretá-las. Por fim, veremos como localizar geograficamente um IP para obter informações adicionais.

Razões para rastrear um e-mail e como fazer isso

Como usuários da Internet, estamos expostos a muitos perigos. Por isso recomendamos ter um sistema operacional atualizado, um bom antivírus e, se possível, um software anti-malware. O motivo é que os cibercriminosos estão sempre à procura de vítimas para obter lucro. Devemos lembrar que o cibercrime está se tornando um dos negócios mais lucrativos para os cibercriminosos, portanto, devemos prestar atenção especial quando navegamos na Internet, quando recebemos mensagens e também quando recebemos um e-mail em nossa caixa de entrada do Gmail ou Outlook entre outras pessoas.

Atualmente, existem várias maneiras pelas quais um hacker pode tentar nos atacar por e-mail. Phishing ou malware oculto em anexos pode ser um exemplo. Mas não é só isso, às vezes recebemos spam ou lixo eletrônico, o que nos causa perda de tempo e, às vezes, estresse. A grande maioria dos emails que os cibercriminosos enviam são automaticamente bloqueados pelos filtros anti-spam do Gmail ou Outlook, entre outros, no entanto, é possível que alguns emails “escapem” destes filtros, e cheguem aos nossos emails classificados como spam (algo muito normal ) ou diretamente para a nossa caixa de entrada como um e-mail legítimo; neste último caso, é onde corremos mais risco, porque supostamente é um e-mail legítimo que passou por todos os filtros.

Portanto, se prosseguirmos para rastrear um e-mail até sua origem, podemos saber quem está por trás dessa correspondência. Também pode ser usado para garantir sua veracidade ou para bloquear uma fonte que não para de enviar Spam para nossa caixa de entrada.

Descubra o endereço IP de origem do remetente no Gmail

O Gmail é, sem dúvida, um dos serviços de e-mail mais populares. No momento em que recebemos uma mensagem, como na grande maioria dos provedores de e-mail, ela não nos mostrará um cabeçalho completo com todas as informações. Isso significa que, para obter todos os dados, teremos que seguir uma série de etapas.

A primeira coisa que temos que fazer é abrir aquele e-mail do qual queremos obter informações. Depois de entrar, clicamos no botão com os três pontos verticais que você marcou com uma seta vermelha. Em seguida, o que você precisa fazer é selecionar Mostrar original .

Se quisermos rastrear um e-mail para descobrir o endereço IP do remetente original, temos que ir para o primeiro Recebido no cabeçalho completo do e-mail. Ao lado da primeira linha “Recebido” está o endereço IP do servidor que enviou o e-mail. Neste caso, o IP que estamos procurando aparecerá como X-Origining-IP ou também Original-IP . Uma maneira rápida de fazer isso no Windows é pressionar a tecla F3, que é a que se utiliza para fazer pesquisas. Este é o resultado que obtivemos:

No caso hipotético de que essas duas formas de texto não apareçam, isso significa que eles provavelmente usaram um cliente de criptografia externo ou um serviço anônimo para esconder sua identidade.

Como rastrear um e-mail até seu IP de origem no Outlook

No caso do Outlook, o processo de rastreamento de um e-mail é praticamente idêntico. O que temos que fazer é abrir esse e-mail e ir para Mais ações , que está à direita, no topo e representado por três pontos horizontais.

Uma vez aqui procuramos a opção Vejo , Veja a origem da mensagem . Então, ao clicarmos, uma janela se abrirá onde podemos ver todas as informações detalhadas. Aqui o que temos que fazer é procurar o IP do remetente opção e se não fosse, tente X-Origining-IP . Estes são os resultados nos quais após rastrear um e-mail podemos descobrir seu IP de origem.

Como no caso anterior, se os valores indicados não parecem, isso significa que o mais seguro é que eles usaram um cliente de criptografia externo ou um serviço anônimo para ocultar sua identidade.

Outras informações que aparecem no cabeçalho de um e-mail

Graças ao cabeçalho, vimos que um e-mail pode ser rastreado até seu endereço IP de origem. No entanto, através do cabeçalho do Gmail ou de outros clientes de e-mail, podemos obter mais informações.

Por exemplo, Responder para seria o endereço para o qual a resposta é enviada. Em vez de, De nos diz a mensagem de envio, algo que em muitas situações é fácil de falsificar. Então nós temos Tipo de conteúdo que é o que faz nosso navegador ou cliente de e-mail saber como interpretar o conteúdo da mensagem. Em relação a Versão MIME , ele nos informa sobre o formato de e-mail padrão em uso. Sua versão usual é geralmente 1 .0.

Então nós temos Assunto , que se refere ao assunto. Em relação a Para, o que faz é informar o destinatário ou destinatários. Outro é Assinatura DKIM , que é o que autentica o domínio do qual o e-mail foi enviado e, portanto, pode ser protegido contra roubo de identidade. Caso você não saiba, o DKIM vem do Domain Keys Identified Mail.

Por outro lado, Recebido nos informa sobre cada servidor pelo qual este e-mail passou antes de chegar à nossa caixa de entrada de e-mail. X-recebido difere de “Recebido” por ser considerado fora do padrão. Isso significa que pode não ser um endereço permanente, como um agente de transferência de e-mail ou um servidor SMTP do Gmail. Nos tambem temos SPF recebido , que faz parte do processo de autenticação de e-mail. Finalmente, temos Resultados de autenticação que nos mostra um registro com todas as verificações feitas.

Caminho de retorno é o local onde terminam as mensagens não enviadas ou devolvidas. Resultados de autenticação ARC verifica as identidades dos intermediários e servidores de e-mail que enviam a mensagem ao seu destino final. Entregue a é o destinatário final. X-Google-Smtp-Source mostra a transferência da mensagem usando um servidor SMTP do Google.

O que podemos descobrir com aquele IP que obtivemos

Depois de rastrear um e-mail para tentar descobrir seu endereço IP de origem e obtê-lo, é hora de ver o que podemos fazer com ele. Um simples IP pode nos oferecer informações mais valiosas do que se poderia prever. Portanto, o que vamos fazer é ir para a teia de qual é o meu IP em sua seção de geolocalização para a qual clicaremos neste ligação. Então veremos uma tela onde a única coisa que teremos que fazer é inserir o IP público que obtivemos. Aqui está um exemplo:

Como você pode ver, podemos obter informações relevantes como país, cidade e provedor de Internet. Isso às vezes pode nos ajudar a determinar se o e-mail que recebemos é verdadeiro ou falso. Em algumas ocasiões, irão aparecer endereços IP públicos de diferentes provedores e até mesmo de um servidor de e-mail, nesses casos a origem que podemos investigar é apenas aquele IP de onde o e-mail foi enviado.

Esperamos que com estas instruções você consiga rastrear a origem de um e-mail corretamente, como você viu, é muito fácil fazê-lo através dos cabeçalhos do e-mail recebido.

Post a Comment

Obrigado se gostou
Espero que volte sempre
Gaza news

Postagem Anterior Próxima Postagem